Existem perguntas que não têm razão de existência. Por exemplo, qual o momento da vida você escolheria viver novamente?
Ora, numa explicação rápida e certa, e caso queira uma explicação mais precisa leia Espinosa, os momentos da vida são únicos. E cada vez que há uma interação nossa com o mundo (o que ocorre o tempo todo) nós modificamos o mundo e o mundo nos modifica. Assim cada instante de interação transforma o ser e o ser transforma o homem. "Nada do que foi será denovo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará..." filosofia espinosiana pura.
Pois bem, então pq imaginar que aquela pergunta inicial é sem sentido? Pois não somos mais os mesmos. Se você voltasse a um tempo antigo, provavelmente faria coisas diferentes, pois já sabe o resultado e provavelmente não teria o mesmo resultado. Talvez fosse até pior.
Assim, só resta uma alternativa a nós, viver o agora. Foi ótimo tudo que passou, mas só é possível viver o presente, viver o passado ou de passado não é frutífero e esperar tudo para o futuro é adiar o viver.
Então, ao invés de perguntar qual momento viveria novamente, pergunte-se o que todas essas vivências lhe trouxeram? Eu tenho ótimas lembranças, mas não tenho um presente. Frustrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário