Nestes últimos dias, falei sobre a felicidade, sobre como é bom este estado e o quanto o desejamos em nossas ações. Basicamente tudo que fazemos é visando a felicidade.
Se trabalhamos ou estudamos com afinco, é buscando a satisfação pessoal do trabalho bem feito ou da matéria bem aprendida. Ou, e um "ou" bem grande, visando ganhar dinheiro num futuro imediato e, com esse dinheiro, adquirir coisas que lhe trarão felicidade. Na maioria das vezes o dinheiro traz felicidade.
Não seria nem um pouco inteligente ignorar que existem muitas coisas que o dinheiro não compra. Um abraço apertado, um beijo, uma paixão avassaladora, um sorriso, a saudade, boas amizades.... Os bens materiais ajudam sim a ter tempo, condições, confortos físicos para desfrutar destas alegrias gratuitas.
Vou exemplificar com algo sobre mim. Em 2010 estive na Argentina assistindo a final da Copa Sulamericana de Futebol, Independiente e Goiás. Aquele dia vive em minha mente com uma saudade nostálgica. Aquele foi um dos dias que eu nunca gostaria que terminassem. Aquele é um belo exemplo de estado de conforto, de amenidades, de realização pessoal que por mim deveria durar para sempre. E seu eu não tivesse dinheiro para estar lá? Não teria acontecido. Não existiria aquele instante.
Porém, quero lembrar do ovo de páscoa novamente, imagine que eu realmente aquele dia tivesse durado até hoje. Provavelmente eu já teria me enfadado terrivelmente e sentiria tantas saudades que a única coisa que me traria conforto seria o retorno a minha cidade, as minhas coisas, ao meu ambiente que era familiar. Na verdade no dia seguinte ao do jogo eu ja estava com vontade de voltar, e foi uma grande aventura.
Mas a pretensão é explicar a felicidade. Felicidade é interagir com as coisas que lhe fazem bem, que lhe trazem conforto e que, de outra maneira não precisariam ser. Coisas que se satisfazem em si mesmas. Um beijo que seria tão prazeroso como só ele poderia ser. Que lhe desperta a vontade daquele instante nunca terminar.
Por isso, felicidade depende de cada um, de como cada coisa afeta cada ser. Então nunca critique ou outro por uma coisa que para você poderá ser besta ou sem importância ou causar desconforto. Para o outro poderá ser extremamente recompensador ou feliz!
Viva sempre em abundância!
Nenhum comentário:
Postar um comentário