segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que lhe faz bem?

Sinceramente, estou escrevendo para você.

Já perguntou o que lhe proporciona um estado de felicidade? Felicidade, aquele estado de satisfação, completude, bem estar, prazer... Então, pense aí, o que lhe traria felicidade agora?

Vamos supor que tenha respondido que lhe traria satisfação agora um ovo de páscoa. Falando nisso, quero dizer que EU tenho um ovo de páscoa. Então, se tivesse agora um ovo de páscoa teria um estado de felicidade. Significa que ovo de páscoa lhe traz felicidade.

Então você come este primeiro ovo de páscoa e sente aquela felicidade, aquela sensação boa... E logo vai querer outro, muito bom também, não tão bom quanto o primeiro, mas muito bom também. E assim vai sucedendo. Imagine que você coma um ovo de páscoa todo dia, do seu sabor preferido, todos os dias o mesmo ovo de páscoa... Depois de um ano, você não vai gostar mais daquele ovo de páscoa do mesmo jeito... Provavelmente depois de uns três anos você vai odiar aquele ovo de páscoa e felicidade será NÃO comer ovo de páscoa.

Então comer ovo de páscoa lhe traz felicidade, mas felicidade momentânea. Depois você vai querer comida japonesa, em seguida um bolo, depois um brigadeiro, em seguida um suco, no outro dia um sanduíche, depois uma carne assada e em outra semana você volta a comer um ovo de páscoa...

Fácil de entender, é a diversidade de coisas boas momentâneas que, somadas, nós enche de pequenos estados de felicidade.

Mas vamos transplantar esta comparação para pessoas.

Quem lhe traria felicidade agora?

Não sei qual a resposta, mas suponha que seja uma pessoa, mas não qualquer pessoa, uma de determinada época. Tipo o fulano que eu conheci em 2007.

Já entendeu onde eu quero chegar. Se fosse este fulano o mesmo de 2007, provavelmente você já não o aguentaria mais em 2009... Daí decorre a importância da mudança. Da necessidade de mudanças diárias. Nem todas serão boas, haverá dias em que você terá que comer jiló ou quiabo, apesar de ovo de páscoa ser melhor porém, no cômputo geral, comer muitas outras coisas é bem melhor que ovo de páscoa.

Ter ao lado pessoas que sempre mudam é bem melhor que ter uma pessoa perfeita, mas que sempre será a mesma.

Num primeiro momento é complicado imaginar que isso esteja certo, mas basta pensar um pouco e ver que, aquilo que lhe conquista te desafia, transforma com o tempo, é mutável, é gracioso, se renova diariamente, lhe torna feliz!

Essa idéia não é minha. É um conceito filosófico antigo. Felizmente a filosofia tem me ajudado a entender o mundo que me cerca.

Então não queixe das mudanças, elas são mais que necessárias, até mesmo em um relacionamento, são elas que vão proporcionar felicidade.

Nenhum comentário: