sábado, 20 de junho de 2009

Por que não!!!

Todo mundo já deve ter ouvido na vida que "por que não" não é resposta... só lhes digo uma coisa... isso é mentira! "Por que não" é resposta sim, resposta de que te responde utilizando argumentos que não podem ser traduzidos em palavras.
Da mesma forma em uma discussão quando uma pessoa vira para outra e na absoluta falta de argumentos ela diz: "Você me respeite!" Oras, que disse que discordar é desrespeitar, ao contrario, é respeitar a opinião do outro, tanto que ela se tornou relevante para ser contraditada e, caso não fosse assim, se quer dariam o trabalho os interlocutores de debaterem.
Acho que estas duas posições já seriam suficientes para grandes ensaios e tese a serem longamente debatidas e que por vezes nestes debates muitos "porquês não" e "me respeites" seriam proferidos em brado tom... e a não se chegariam a um consenso.
Mas esta cíclica discussão não teria um fim glorioso para explicar o que realmente podem conter essas duas figuras de linguagem tão utilizadas.
Para ser mais breve e claro no que digo, utilizarei como exemplo minha namorada, qaundo diz "me respeite", por favor, eu nunca a desrespeitei, até porque desrespeitar as pessoas não faz parte da minha indole e se eu não pratico com outras pessoas, imagine com a pessoa que eu escolhi para ficar ao meu lado, fazer planos futuros e dividir sentimentos, compartilhar conquistas e tantas outras coisas boas. Se eu não concordo e porque acho que alguma decissão/ação não foi/será boa para os dois. Talvez isso ela ainda não entenda, mas não devemos perder a esperança.
Digamos que agora seja eu quem tenha uma propositura a fazer levo até ela e prontamente ela diz não. Eu pergunto o porquê? Ela responde "por que não". Talvez no momento eu não vou entender, discordar e talvez até discutir [e pode até voltar no "me respeite"] mas vou enterder uma hora ou outra que aquele "por que não" esta revestido de sentimento, pode ser medo de divisão, de ficar longe, de ciumes, e um monte de outras coisas.
Só sei que "por que não" é resposta e "me respeite" não é ofensa.

Ps.: Nunca tente contar quantas vezes seu namorado provou que te ama!

Nenhum comentário: