segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Segunda-feira



Segunda-feira, um mês sem postar nada... isso se chama preguiça. Contudo, serei mais forte que ela e vamos escrever.


Eu gostaria de esclarecer uma coisa, o motivo do dia de hoje se chamar 'segunda-feira'. a maioria das pessoas têm uma resposta simplista para esta pergunta dizendo que antigamente marcavam os dias conforme as feiras que aconteciam e assim hoje era o dia da segunda feira da semana, e depois era a terceira feira e assim sucessivamente.


Isto está errado. O motivo de ter 'feira' no nome do dia da semana não tem relação com aquele evento onde vários vendedores se aglomeram de forma provisória para oferecer seu produtos. Na verdade, 'feira' vem de 'feria', do latim, que significa dia de descanso. (Você esperto já entendeu também o motivo das 'férias' terem este nome.)

Só que segunda-feira não é dia de descanso. Sabemos bem. Porém, este nome 'segunda-feira', ou '
Feira secunda' no bom latim, inicialmente não designava todas as segundas-feiras, somente aquela da Semana Santa, que de fato era toda uma semana de feriados.

Assim, começava no Domingo, e no outro dia seria o segundo dia de descanso, 'Feria secunda', depois a 'Feria tertia' e por ai vai até o Sábado, dia sagrado e de descanso para os antigos hebreus e que ninguém mexeu.

Então, depois de usar na Semana Santa, passaram a usar para todos os dias do ano. Porém, somente no idioma de Portugal, posto que o Concílio que decidui esta matéria foi realizado naquele país e o Bispo de Braga, Martinho de Dume, hoje São Martinho de Braga, foi o grande difundidor desta nomenclatura.

Era isso. Agora vamos trabalhar um pouco.

Nenhum comentário: