terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ironia

"Ironia é gostar da pessoa errada e querer que tudo dê certo." Tipo, isso é um tapa na cara de muita gente. Serve para tantas pessoas que acredito nem ter sido uma boa ideia colocar no facebook. Mas já foi, bola pra frente.
Eu gosto de sentimentos, gosto de pessoas, gosto de coisas e, mais que tudo, gosto de mim. Muitas vezes estas pessoas, sentimentos, coisas não se dão bem comigo. São mais frequentes que eu gostaria de admitir. Aí surgem os problemas.

Vamos supor que você gosta de uma outra pessoa. Ela tem muitos aspectos positivos, características que lhe fazem aproximar, querer iniciar um convívio, iniciar uma relação. Você quer isso pois a companhia desta lhe trás um estado de paz de espírito, de completude, de satisfação. São muito raros estes estados durante a vivência humana. Assim, encontrar alguém que lhe aproxime destes o fará certamente despertar para aqueles sentimentos que dominam a alma: amor, paixão...

Deste modo, neste hipotético exemplo, você está num estado de paixão. Uma vivência única. Tórrido, este sentimento vai te tirar a razão, a visão de mundo, a tranquilidade mental (irônico né) e se antes, você que se julgava senhor da razão, passará a agir por puro impulso, não terá discernimento mínimo para ver que nem tudo conspira a seu favor, que talvez aquela seja a pessoa errada, que talvez você seja a pessoa errada. Bem, é uma mistura de sentimento, uma avalanche que lhe sufoca e te faz trocar todo um mundo por uma única pessoa. Se você já se apaixonou alguma vez entende o que eu estou falando. Se nunca se apaixonou, não vai entender, palavras não são suficientes. Se você está apaixonado, você não entende de nada ;)

Pois então, este estado, paixão, quase sempre tem data de validade. Ainda bem pois a maioria morreria se vivesse assim. Acredito que a paixão não passe, ela é substituída, ou por amor, ou por mágoa, ou por ódio, ou por mais paixão (talvez aí seja algo que mereça tratamento) ou por nada (é pode acabar em nada).

Até este momento você ainda não sabe se aquela pessoa é a certa ou errada, ainda estando no estado da paixão não é possível praticar o discernimento, apesar de algumas pessoas já pretenderem te avisar da "burrice" que está fazendo. É, apesar da paixão dar super poderes ao seu coração, ele vai ficar frágil, pode ter certeza disso, sofrer ou não, é incerto.

Mas você não esta nem um pouco preocupado com isso, se ainda existe aquela paixão, tudo que passa na cabeça é encontrar aquela pessoa, estar perto dela, imaginar seus lábios unidos (que pensamento bom!), fazer planos que possivelmente não vão se realizar... ou seja imaginar uma vida que ainda não existe.

Apesar dos percalços, o estado da paixão é aquele que, apesar de todo o sofrimento inerente, você menos vai sofrer. O paradoxo está no seguinte, se for uma paixão correspondida, ela vai desaguar em sentimentos bons, amor romance, carinhos e blá blá blá... se não for correspondida, seu coração, que tinha super poderes e achava que poderia mudar completamente a realidade vai despedaçar... e ele vai, vai ser profundo e doloroso, mas será de uma vez, e aí pode surgir mágoa, ódio, esperança... nada... sei lá... (na verdade eu sei, mas doí pensar sobre).

Voltando ao que interessa, suponhamos que sua paixão seja correspondida! parafraseando aquelas propagandas, seus problemas NÃO acabaram! Na verdade só agora será possível claramente enxergar um relacionamento. É que naquele estado letárgico da paixão não importam as consequências... Agora já é possível ver que aquela pessoa não é tão linda como nos seus pensamentos, mas não tem problema, você gosta dela mesmo assim.

Começam a pipocar os comentários de conhecidos, amigos, familiares, desconhecidos, brotam pessoas de todos os lugares para falarem qualquer coisa sobre o relacionamento... sim, agora sim é um verdadeiro relacionamento e não, estes comentários não vão fazer a sua cabeça, o gostar é tão intenso que poucas coisas poderiam mudar.

Mas é necessário falar disso Alisson? Algum desavisado poderia estar se perguntando. Eu digo que é aqui que eu gostaria de chegar desde que comecei a escrever este post.

Meu intento e escrever sobre algo que, ao certo, não escreverei.

Seu relacionamento poderá sucumbir aqui. Quantas pessoas falam namorei 4 meses, namorei 3 meses, ficamos um tempo e não deu certo.... pois é este é o momento da transição da paixão para o amor! Que difícil isso viu?

(talvez em um futuro eu continue)

Nenhum comentário: