segunda-feira, 17 de março de 2008

Créu

Ultimamente eu ando postando muita coisa sobre creu... aí surgiu uma dúvida... tem ou não acento?

Vejo as vezes com e sem... mas querendo aperfeiçoar a grafia da palavra... fui pesquisar para escrever com propriedade...

Apesar de creu [ou créu] assemelhar muito na grafia e na sonoridade tônica com céu, toda vez que eu colocava o acento o firefox dizia que estava errado... aí comecei a escrever sem acento, mas não estava satisfeito.

Pesquisei um pouco e descobri que ele diz estar certo pq 'creu' corresponde a 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo crer [fodástico eu né]. Por exemplo: Ontem João creu naquela história toda, hoje ele sabe a verdade.

Já sabendo o pq em certos momentos não tem acento, fui procurar pq o créu da dança do créu tem acento.

O acento agudo ( ´ ) colocado sobre as letras 'e' e 'o', indica, além de tonicidade, timbre aberto, sendo sempre acentuados os ditongos abertos [céu, véu, papéis, troféu]. Além disso, o acento serve para diferenciar do 'creu' do verbo crer...

Agora é créu com acento...

Nenhum comentário: